Instrumental de EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE



Uma técnica para estabelecer credibilidade é usar a habilidades sincronizadas, ajustando seus recursos físicos e vocais para estarem em sintonia com os da outra pessoa. Esta sincronização de seus atributos físicos pode incluir o alinhamento de gestos, a postura e movimento corporal, expressões faciais e até mesmo a respiração.

Você também pode sincronizar os atributos vocais incluindo o tom, volume, velocidade, timbre, ritmo e fluência verbal. A fluência significa usar palavras que a outra pessoa prefere. É como falar com alguém usando a sua língua-mãe. Tal como falar uma língua estrangeira, use palavras preferenciais apenas no grau de familiaridade que você tem acerca de seu uso apropriado.

Quando sincronizar é importante, se certifique que as palavras, tons, gestos e linguagem corporal sejam todas congruentes, insto é, mandem a mesma mensagem. Dica de entendido: para estabelecer credibilidade, observe a(s) pessoa(s) antes de abordá-la(s) para fazer seu networking. Isso permite que você identifique os estilos físicos e vocais que elas usam.

Comunicação eficiente

A networking eficiente requer diálogo. Você pode conseguir isso tentando achar formas de trocar informações e de se ajudar mutuamente. A primeira  regra de uma comunicação eficiente é perguntar, no lugar dizer. Use perguntas em aberto – aquelas que começam com quem, o que, quando, onde ou como.

Outra técnica eficiente é fornecer detalhes dos quais o interlocutor pode facilmente extrair informação e então responder. Uma forma de fazer isso é incluir um adicional informativo ao seu cumprimento, por exemplo: “Oi, meu nome é David, eu sou cientista”. Isso entende seu cumprimento e dá uma oportunidade de resposta ao seu interlocutor. Geralmente ele irá imitar sua resposta ou pode ser que responda com uma pergunta, do tipo: “Que tipo de cientista?”. Se ele responder com uma pergunta em aberto, o diálogo então começa. Se ele imitar sua saudação, aí você vai precisar fazer uma pergunta em aberto para engajá-lo numa conversa.

Com um colega, pratique perguntas em aberto. Uma pessoa faz um pergunta em aberto e a outra precisa necessariamente responder com outra pergunta em aberto. Faça esse pingue-pongue por um minuto. O ouvinte deve notificar ao locutor caso não use uma pergunta em aberto.

Ouvir atentamente é dar ao locutor certa informação que confirme que você ouviu e entendeu o que ele disse. Isso é diferente de parafrasear. No parafraseado, você está reafirmando indicou. Na audição atenta, você está extraindo informação daquilo que ele disse e respondendo com uma nova informação. Um exemplo simples seria: a pessoa A diz: “A concorrência no mercado de trabalho é muito acirrada”. A pessoa B responde: ”Sim, os cargos para os quais me candidatei receberam currículos de muitas pessoas qualificadas”. As pessoas gostam de saber que estão sendo ouvidas. Está é uma forma de mostrar que vocês está ouvindo e participando da discussão.

Juntando Tudo

Praticando o comportamento vantajoso, a linguagem corporal, a sincronização e a audição atenta você pode dominar as três ferramentas importantes para ser bem sucedido na networking face a face. Este artigo lhe forneceu um esboço e algumas ferramentas para lhe ajudar a aperfeiçoar suas técnicas de networking. Contudo, cabe a você aplicá-las para obter a mesma vantagem em networking face a face que um entendido no assunto possui.
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