Instrumental de EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE



As nossas necessidades e os nossos desejos
“Um músico deve compor,
 um artista deve pintar,
um poeta deve escrever,
caso pretendam deixar seu coração em paz.
O que um homem pode ser, ele deve ser.
A essa necessidade podemos dar o nome de
Auto-”realização.”
Abraham Harold Maslow (190-1970)


É comum ouvimos que o marketing cria desejos e necessidades nas pessoas. Mas isso será uma verdade, ou pelo menos isso teria um fundo de verdade? Eu vou fazer uma abordagem do assunto via a hierarquia das necessidades de Maslow. Portanto, hoje, o artigo é sobre as nossas necessidades e desejos, [...]


Maslow construiu uma teoria na qual as necessidades humanas podem ser hierarquizadas,
Mostrando, inclusive com essa hierarquia, no que somos diferentes dos animais; que não teriam uma hierarquia com tantos níveis como nós, os humanos. Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis.




1.       Necessidades Fisiológicas – Estas são as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.). Quando não temos esta necessidade satisfeita, ficamos mal, com desconforto, irritação, medo, doentes. Estes sentimentos e emoções nos conduzem á ação na tentativa de diminuí-las rapidamente para estabelecer o nosso equilíbrio interno. Uma vez satisfeitas estas necessidades, nós abandonamos essas preocupação e passamos a nos procurar com outras coisas.


2.       Necessidades de segurança - No mundo conturbo em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscando por abrigo, segurança, proteção estabilidade e continuidade. A busca da religião, de uma crença deve ser posta neste da hierarquia.


3.       Necessidades sociais – O ser humano precisa amar e pertencer a algo ou alguém. O ser humano tem necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós queremos nos sentir necessário a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esses agrupamentos de pessoas pode ser a antiga tribo, ou a tribo (grupo) atual, no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua família, no seu clube ou na sua torcida. Todos estes agrupamentos fazem com que tenhamos a tenhamos a sensação de pertencer a um grupo, ou a uma “tribo”. Política, religião e torcida são as tribos modernos.


4.       Necessidade de “status” ou de estima – O ser humanos busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento. Há dois tipos de estima: a auto-estima e a hetero-estima. A auto-estima é derivada da proficiência e competência em ser a pessoa que se é, é gostar de si, é acreditar em si e dar valor a si própria. Já a hetero-estima é o reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas.


5.       Necessidade de auto-realização – O ser humano busca a sua realização como pessoa, a demonstração prática da realização permitida ealavancada pelo seu potencial único. O ser humano pode buscar conhecimento, experiência estéticas e metafísicas, ou mesmo ir.






Mas o que isto tem a ver como o marketing?
Já para o marketing, uma aplicação dessa teoria é que não adianta querer vender canetas de luxo ou automóveis a pessoas que estão tentando satisfazer suas necessidades de segurança, ou seja, a hierarquia das necessidades de Maslow entrega pronta, uma segmentação psicológica nas necessidades e desejos das pessoas.
Outro exemplo dessa possível aplicação da teoria em marketing: não adianta tentar vender produtos orgânicos- só com adubação natural – para um segmento que está com fome. Esta necessidade de produtos orgânicos está no topo das necessidades de segurança.
E, para a sua empresa, você vê aplicação na sua administração que possam utilizar a hierarquia das necessidades de Maslow? [...]
Clube de Paris pede a outros credores que anulem a dívida do Haiti
O Clube de Paris pediu nesta terça-feira a outros credores bilaterais do Haiti, entre os quais a Venezuela e Taiwan, que anulem a dívida do país caribenho devastado pelo terremoto.

"Levando em conta as necessidades financeiras que o Haiti deverá enfrentar para sua reconstrução, os membros do Clube de Paris pediram a outros credores bilaterais que anulem a totalidade da dívida", indica um comunicado que não menciona explicitamente a Venezuela e Taiwan.

Na sexta-feira passada, a a ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, ao pedir ao Clube de Paris que anulasse a dívida do Haiti, anunciou que também pediria à Venezuela e Taiwan uma medida similar.

Lagarde indicou que entrará em contato com as autoridades da Venezuela e de Taiwan, dois importantes credores do Haiti que não fazem parte do Clube de Paris, para obter a anulação da dívida da ilha.

O Haiti deve à França 54 milhões de euros (77 milhões de dólares), mas Paris já anulou quatro milhões de forma unilateral.



UOL Notícia
Marcadores: 0 comentários |